O vereador Gilmar da Saúde (PDT) reuniu, na noite desta quarta-feira (30), na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, ciclistas para discutir a apresentação do Projeto de Lei 005/2022 que criará a Semana Municipal do Ciclista com o objetivo de debater com os esportistas o projeto de sua autoria que poderá garantir diversos benefícios à população.
O secretário Municipal de Cultura e Esporte, Aldemir Maciel, o secretário de Transporte e Trânsito, Fábio Filho, representantes de grupos de ciclistas – Igor Rangel, Glauber, Rafael Gomes, Jéssica, Taiana, Olindo e Francílio (Chico) – que apresentaram opiniões favoráveis a apresentação da lei que organizará o esporte.
Depois da apresentação da minuta do Projeto de Lei foi apresentada uma sugestão para que os ciclistas opinem sobre a proposta da nova lei para que os interesses dos esportistas, como principais beneficiários, sejam discutidos para que a lei tenha a abrangência de acordo com as opiniões. A discussão inicial foi sobre a minuta do projeto de lei.
O Secretário Municipal de Cultura e Esporte, Aldemir Maciel, destacou a importância da apresentação do projeto de lei que vai organizar, além de garantir legalidade e a continuidade das ações. “Falo muito de organização, planejamento e legislação e fico muito satisfeito com essa iniciativa que será uma marca que ficará permanente”, disse.
Aldemir Maciel enfatizou que são quase mil lei municipais com poucas delas na prática. “As leis que criamos estão sendo cumpridas. É preciso criar os conselhos para fiscalizar a execução e outra coisa fundamental é que com a lei promulgada na Semana do Ciclista o secretário vai poder ter recursos públicos para executar as ações”, enfatiza.
O Secretário de Transporte e Trânsito, Fábio Filho, destacou que a administração municipal e o trânsito estão de portas abertas para ajudar. “Agradeço o convite e a ideia de organizar e legalizar o ciclismo no município por um projeto de lei com certeza trará benefícios e mais conscientização dos atores do trânsito, incluído o ciclista”, afirma.
Fábio Filho informou o município tem feito muitos investimentos no centro da cidade que agora está todo organizado e sinalizado. “Fizemos eventos orientando para o respeito ao ciclista. Gosto muito de esporte, estamos legalizando os esportes radicais de motociclistas e ciclistas e a Secretaria de Trânsito está à disposição”, destaca.
O administrador Rafael Gomes destacou que como discípulo mais novo do ciclismo avalia como muito boa a iniciativa do vereador Gilmar da Saúde. “Como o professor Aldemir Maciel falou se tiver a lei o Executivo pode valorizar mais e também investir porque o ciclismo é o esporte que mais cresceu junto com preço das peças das bikes”, disse.
O presidente do Bike Nauas, Wiiliam Farias destaca que o grupo de ciclistas é formado de pessoas do cotidiano que fazem o ciclismo como um esporte. “Participamos da primeira reunião e nos sentimos que também somos importantes, mas se cada um fizer alguma coisa vai melhorar muito mais”, enfatiza o presidente.
Francílio (Chico), lideranças dos ciclistas, agradeceu a decisão do vereador de dar oportunidade aos ciclistas de opinarem sobre o projeto. “Esperamos ter um retorno para o esporte, que sejam criadas demandas e ciclovias e que se concretize de forma que possa melhorar o esporte”, disse ao opinar que na construção das obras sejam consultadas as classes.
Na conclusão da reunião o vereador Gilmar da Saúde agradeceu aos ciclistas pela presença e pelas sugestões apresentadas para melhorar o teor do projeto.