Cruzeiro do Sul, Acre, 30 de abril de 2025 14:51

Vereador José Roberto destaca problemas enfrentados pelas mães de crianças autistas no INSS onde o médico tem negado laudos

Raw Photo (3) (1)

Na tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão desta quinta-feira (10) o vereador José Roberto (PP), em seu discurso inicialmente cumprimentou as pessoas da galeria em nome da senhora Luana, representante do grupo de mães de crianças autistas, os colegas vereadores e vereadoras em nome do presidente da Mesa Diretora, vereador Elter Nóbrega, funcionários, assessores e a imprensa.

O vereador destacou como sua pauta principal a presença das mães de crianças autistas que pediram seu apoio para buscar uma solução para o problema do auxílio previdenciário a que tem direito cujos laudos estão sendo negados pelo médico, Dr. Marcelo, da agência local do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Em seu discurso o vereador manifestou sua solidariedade as mães presentes na galeria ao avaliar que o auxílio do INSS é fundamental para as famílias suprirem as necessidades das crianças autistas e ressaltar que se a situação que passam é um desrespeito ao garantir apoio e pedir a união dos vereadores e vereadoras para buscar solução.

Veja o discurso do vereador José Roberto:

Em aparte ao discurso o vereador Antônio Cosmo parabenizou o vereador Zé Roberto pela iniciativa e informar que também já foi procurado por pais e mães das crianças que mesmo amparadas pela legislação o médico do INSS tem negado o pedido. “Essa luta não é só sua, ela será do também do parlamento municipal”, disse.

A vereadora Valéria Lima se solidarizou com as mães das crianças autistas que precisam resolver a questão dos laudos e garantiu que é um problema que não se pode fechar os olhos para ele e que os vereadores e vereadoras vão puxar o debate para buscar solução ao informar que as filas no INSS para a questão dos laudos estão absurdas.

A vereadora enfermeira Manelisse se solidarizou com o anseio das mães das crianças autistas e afirmou que a causa é uma de suas bandeiras de luta e destacar que o diagnóstico é o primeiro problema de pais e mães e que será feito um trabalho com a prefeitura para solucionar a questão da fila de espera.

“Falamos tanto de inclusão e excluímos as crianças autistas logo no laudo. A escola não aceita porque não tem um mediador, a mãe não quer ficar em casa não, mas ela tem que fazer as terapias e consultas. O autista é uma pessoa como nós e precisamos como sociedade e vereadores pensar em melhorar o acolhimento dessas famílias”, disse.

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Elter Nóbrega se solidarizou com a luta das mães das crianças com autismo e lembrou que na família dele tem um tio com três crianças momento que pediu aos vereadores de vereadoras da Comissão de Saúde para marcar uma reunião para debater a problemática apresentada.

O vereador João Keleu, vice-presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul se dirigiu ao presidente para lembrar que o problema que as mães vem enfrentando já se arrasta por muito tempo e que não é novidade que os laudos param nas mãos do Dr. Marcelo do INSS e que para resolver o problema de algumas mães ele tem levado as mesmas para Tarauacá.

“É vergonhoso para uma cidade com 100 mil habitantes não ter uma pessoa para fazer isso, já fizemos leis para beneficiar os autistas, mães contem com essa Casa, mas ainda falta muito. Primeiro precisa de um médico desse criar vergonha na cara. O pessoal falava do Bolsonaro, mas agora tenho que colocar essa fatura nas costas do presidente Lula”, disse.