Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de dezembro de 2024 00:27

Vereador Leandro Cândido protesta contra abusos da Energisa aos moradores da Várzea e cobrança de taxas abusivas

leandro candido

O vereador Leandro Cândido (PP) fez uma séria denúncia na tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária da última quinta-feira (08), sobre as contas de energia e o tratamento dado pela Energisa aos moradores do bairro da Várzea que passaram recentemente por uma alagação e agora começaram a chegar os talões de umas casas e de outras não.

Leandro Cândido pediu apoio dos deputados federais e estaduais para que proponham uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os abusos cometidos pela Energisa que está cobrando na conta do consumidor até a ligação feita pelo 0800 quando o consumidor reclama de um problema na rede elétrica da rua ou mesmo da residência.

“O que a Energisa está fazendo não tem cabimento. A várzea passou por uma alagação não faz um mês e agora começaram a chegar os talões para umas casas e outras não. O absurdo maior é que até a ligação que as pessoas fizeram para a empresa ligar a energia, depois que as águas baixaram, está sendo cobrada nas contas”, protesta.

Leandro Cândido avaliou como dramática a realidade da Energisa contra o consumidor. “A empresa está cobrando até a ligação feita no 0800 com a taxa cobrada no talão. Imposto por ligação para ligar a energia não é possível. Não se espantem, qualquer problema que tiver na rede da sua casa ou rua e o consumidor ligar para o 0800 a taxa vai vir no talão”, afirma.

O vereador destacou também que depois de três visitas no escritório reclamando que teve ruas que não receberam o talão a empresa mandou depois de 10 dias. Com eles é assim, chegam primeiro e com mais 10 dias se não pagar já vem o corte. As vezes com dois dias já vem o reaviso e ainda colocaram agora uma bandeira vermelha”, reclamou.

Leandro Cândido ressalta que está abismado com o tratamento que a Energisa tem dado aos consumidores do bairro da Várzea, que tem áreas alagadiças sendo necessário ter um cuidado diferente. “Então, se a Energisa está fazendo isso dentro da comunidade imagina o que estão fazendo nos outros bairros da cidade. Aqui deixou meu repúdio com essa empresa e um alerta aos deputados federais que precisam saber o que a Energisa tem feito nos municípios”, finalizou.

O vereador João Keleu, em aparte ao discurso do vereador Leandro Cândido, concordou com a denúncia e ressaltou que não e só o povo da Várzea que a Energisa tem machucado, mas toda a população que está sendo tratada com desrespeito.

“Se você for lá retirar uma segunda via do talão, no outro mês já vem no talão a taxa cobrando e você tem que pagar. Quero dizer ao vereador Leandro que eles vão fazer o que quiserem, mas lá em cima, quando se encontrarem com o Deus todo poderoso o dinheiro deles não vai valer nada”, disse João Keleu.

O presidente da Mesa Diretora, vereador Franciney Freitas (PP), também se pronunciou sobre a denúncia do vereador Leandro Cândido e protestou contra o abuso da Energisa ao anunciar que expedirá um oficio aos senadores da República e deputados federais para que façam alguma coisa contra os abusos da Energisa.

“Isso é um crime. Uma pessoa que tem um bico de luz seu talão de energia ter um valor de R$ 300,00. Os nossos senadores e deputados federais precisam tomar alguma atitude com essa empresa, porque se não fizerem vamos para a rua fechar o escritório da mesma. É preciso que se faça uma operação ali dentro para verificar o que está acontecendo”, disse o presidente.