Cruzeiro do Sul, Acre, 20 de fevereiro de 2026 21:20

Vereador Rerisson Laian visita bairro da Granja e cobra limpeza pública da Rua Dona Didi e no bairro que está completamente tomado pelo mato e lama

Screenshot 2026-01-24 162839

A população de Envira (AM) passa por dias de muitas dificuldades no setor de infraestrutura do município, principalmente nesse momento invernoso, por conta do abandono e falta de limpeza pública nas ruas, da maioria dos bairros. O mais grave de tudo é que vultosos recursos dos cofres públicos estão sendo pagos a empresa AMD Engenharia Construções e Consultoria contratada, com dispensa de licitação, para fazer a limpeza pública.

Apenas nos meses de março, abril e junho de 2025 a empresa recebeu da Prefeitura de Envira o valor de R$ 1.423.856,71. Nos meses de maio e julho não houve pagamentos para a empresa e nos demais meses do ano os pagamentos realizados não foram postados no Portal de Transparência que continua sem atualização, num total afronta a legislação federal.

O Portal da Transparência é uma obrigação legal (Lei Complementar 131/2009 e Lei de Acesso à Informação 12.527/2011) de “transparência ativa”, exigindo que União, Estados e Municípios publiquem, em tempo real e de forma acessível na internet, dados detalhados sobre receitas, despesas, licitações, contratos e gestão de pessoal. O descumprimento pode configurar ato de improbidade administrativa e violação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mas, o papel do vereador e da Câmara Municipal, de atuar como uma ponte entre os cidadãos e a prefeitura, garantindo que os interesses da população sejam considerados pela administração do município, além de legislar e fiscalizar, tem fundamental importância no acompanhamento dos dramas da população, que no caso de Envira, tem enfrentado problemas sérios em todos os setores desde o início da gestão de Ivon Rates, apesar da prefeitura ter recebido mais de R$ 100 milhões de recursos em 20205.

Destacamos o trabalho do vereador Rerisson Laian (MDB), postado em suas redes sociais, de um vídeo de sua visita a Rua Dona Didi, no bairro da Granja, para verificar pessoalmente se a limpeza da via havia sido realizada e lembrou que no dia 03 de dezembro de 2025 ele esteve no local e, na ocasião, solicitou à empresa contratada a devida limpeza. Na ocasião ele foi informado de que os serviços estavam paralisados por alguns meses devido à falta de pagamento.

Diante da situação o vereador relata que levou a reivindicação à Câmara Municipal e posteriormente, recebeu a informação de que parte dos valores foi paga e que os trabalhos foram retomados. “Agora, vamos solicitar novamente não apenas a limpeza desta rua, mas de todo o bairro da Granja, pois é um direito da população. Que Deus abençoe a todos nós. Um forte abraço!”, destacou o vereador nas suas redes sociais.

Veja a postagem do vereador: