Cruzeiro do Sul, Acre, 4 de julho de 2025 10:32

Vice-governadora Mailza participa da certificação de mulheres no Centro de Referência da Mulher Brasileira, em Epitaciolândia

91441701-16ff-45f0-b1da-6c977eb6b570-1-1024x683

Qualificação às Mulheres 

Um grupo de mulheres participantes dos cursos de customização de camisetas e de sandálias do Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRAM) de Epitaciolândia, foram certificadas nesta sexta-feira, 27.

Curso é uma ação do Programa Impacta Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), em parceria com a prefeitura do município Foto: Neto Lucena/Secom

O evento contou com a presença da vice-governadora do Acre, Mailza Assis, responsável pela emenda quando senadora da República, que viabilizou a construção do espaço.

Vice-governadora disse que a proteção, autonomia financeira e garantia dos direitos das mulheres através de projetos ajudam a voz para que nenhuma mulher seja invisível. Foto: Neto Lucena/Secom

Curso de customização promove empoderamento feminino e autonomia financeira

Antônia Francinete de Oliveira mora na zona rural e fez um curso de customização de sandálias. “Tô feliz porque é uma forma de ganhar a nossa independência, ter uma renda e nosso próprio negócio em casa mesmo. Adquiri mais conhecimento, conheci outras mulheres, e todos que tiver, vou fazer. Ficamos gratas a vice-governadora por pensar em nós mulheres e ajudar na qualificação. Ela é mulher e nos valoriza”, reforçando que as mulheres hoje representam um ato de grandeza ao conquistar esses espaços.

Antônia disse que expectativa é abrir o próprio negócio. Foto: Neto Lucena/Secom

Já Francisca Mourão, moradora do bairro Aeroporto, fez o curso de customização de camisetas. “Essa casa é um espaço de acolhimento. Sou mãe atípica, solo, e saio esperançosa de abrir um negócio próprio com o que aprendi aqui. E muito agradecida por ter um governo, que tá  preocupado com a vida, com o bem de nós mulheres”, disse emocionada.

Francisca disse que após concluir o curso, agora quer abrir seu pequeno negócio. Foto: Neto Lucena/Secom

“Mais uma ação que reforça o compromisso do nosso governo com as mulheres, mas também na promoção de atividades que trazem segurança, independência e autonomia. Vamos fortalecer mais  pra juntos conquistarmos mais segurança, mais independência, mais força feminina no nosso estado”, destacou Mailza, que também Secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Centro já funciona há um mês. Foto: Neto Lucena/Secom

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, relembrou que o Centro entregue há um mês já está qualificando mulheres. “Estamos garantindo autonomia, independência financeira através desses cursos que o governo está proporcionando. Qualificar essas mulheres é uma forma de diminuir a violência contra todas nós”, reforçou.

Márdhia informou ainda que no inicio de agosto, serão ofertados cursos de cabeleireiro, maquiagem e operadora de caixa, tanto para as moradoras de Epitaciolândia e Brasiléia.

Além da formação, a iniciativa oferece também ferramentas de desenvolvimento pessoal e interação, competências que visam empoderar estas mulheres e incentivá-las a empreender nos seus potenciais negócios. É o caso de Sabata Nunes, que fez um curso de culinária por meio da Semulher e se tornou empreendedora com a venda de bolos caseiros.

Sabata compartilhou sua experiência de sucesso. Foto: Neto Lucena/Secom

“Tô ganhando dinheiro. Abrimos uma lojinha de entrega online, formei minha filha em medicina e hoje ela já nos ajuda a fortalecer, crescer nossas vendas. To muito feliz”, finalizou.