Cruzeiro do Sul, Acre, 1 de janeiro de 2026 08:55

Vídeo: câmera de segurança registra momento em que tornado atinge Paraná

img_2873 (1)

Registro foi feito por câmeras de segurança da Universidade Federal da Fronteira Sul

Um vídeo capturado pelas câmeras de segurança da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) registrou o momento exato em que o tornado passou pelo município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), na última sexta-feira (7).

Por volta das 18h, as câmeras registraram as nuvens se formando e se aproximando do município de Rio Bonito, provocando um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h. Aproximadamente 90% das edificações da cidade foram danificadas.

Paraná teve três tornados com ventos de até 330 km/h, diz Simepar

Veja momento do tornado

No vídeo, é possível ver a supercélula atravessando a cidade do Paraná, dentro da supercélula está o tornado, explicou o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná)ao menos 750 pessoas ficaram feridas e 32 internadas.

Outras regiões do Paraná registraram fenômenos semelhantes, Guarupava, na região do distrito de Entre Rios, e outro em Turvo, ao sul da área urbana, os ventos foram classificados como F2, com ventos que chegaram a 250 km/h e 200 km/h.

Governo do PR propõe auxílio de R$ 50 mil por família atingida pelo tornado

Tornado no Paraná

A passagem de um tornado causou seis mortes nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava, interior do Paraná. Nesta sexta-feira (7).

O Governo do Paraná confirmou, até agora, seis mortes em decorrência do fenômeno climático que afetou o Estado entre a sexta-feira (7) e o sábado (8) e mais de 700 feridos. Dentre as vítimas, cinco eram de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava.

*Sob supervisão de Pedro Osorio