Cruzeiro do Sul, Acre, 23 de junho de 2025 13:50

Faculdade Afya promove 2º Seminário de Saúde Indígena com foco em cultura, saberes e vivências dos povos originários

Saúde Indígena

Vozes da Terra – Evento gratuito reúne representantes da comunidade Puyanawa e profissionais da saúde em Cruzeiro do Sul (AC)

A Faculdade de Ciências Médicas Afya de Cruzeiro do Sul realiza a 2ª edição do Seminário de Saúde Indígena, que neste ano tem como tema “Vozes da Terra: Cultura, Saberes e Saúde Indígena em Foco”. O evento é gratuito, aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, mediante inscrição por meio da doação de 1 kg de alimento não perecível.

Com uma programação que valoriza o intercâmbio de saberes entre o conhecimento acadêmico e os conhecimentos tradicionais, o seminário contará com momentos culturais, como danças, cantos e pintura corporal, e palestras com profissionais de saúde que atuam diretamente em comunidades indígenas, incluindo nutricionistas, enfermeiros e agentes locais.

Um dos destaques do evento é a participação de representantes da comunidade Puyanawa Barão, do município de Mâncio Lima, entre eles o cacique, o vice-cacique, a parteira mais antiga da aldeia, o homem mais velho da comunidade e os dois únicos falantes nativos do idioma Puyanawa. Eles compartilharão histórias, vivências e saberes ancestrais com o público, promovendo uma imersão na cultura e nos modos de vida indígenas.

“Esse seminário é uma forma de reconhecer que os povos indígenas têm muito a ensinar, especialmente quando falamos de saúde. É também um passo importante para aproximar o ensino acadêmico da realidade das comunidades originárias”, afirma o professor e coordenador do evento Gerson Coelho.

A programação também inclui a presença de representantes da CASAI (Casa de Saúde Indígena) de Mâncio Lima, além do Exército Brasileiro, que atua em parceria com ações de saúde em áreas indígenas da região.

Os participantes receberão certificado com carga horária de 5 horas. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehPm3QPdo667kUWLUhZzuyFYtOiQ_sVVG-EwuK1qfR1Lk6jQ/viewform

O evento é promovido pela Liga de Saúde Indígena (LASI), com coordenação do professor Gerson Coelho e tutoria do professor Dr. Jósimo Constant, médico, docente da Afya e membro da comunidade Puyanawa.

Sobre a Afya  

A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br  e ir.afya.com.br.